Nesta quarta-feira (18), a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) divulgou e iniciou as reduções nos horários do transporte coletivo, como tradicionalmente ocorre nesse período de férias de fim de ano. A razão apresentada é a diminuição drástica no número de passageiros que utilizam o transporte público nessa época do ano, possibilitando diminuir a frota para baixar também os gastos. Houve retirada de 10% da frota e essas alterações seguem até o dia 7 de fevereiro de 2025.
A retirada de frota é percentualmente menor do que o número de usuários subtraídos do sistema no período. Para exemplificar, a SMTTM demonstra que, nos últimos anos, no período entre os dias 18 e 23 de dezembro, a queda no número de usuários do sistema tem sido de 19%. Entretanto, a redução de horários abarcará somente 10%. Da mesma forma, entre os dias 23 e 31 de dezembro, a redução no sistema alcança índice de 45% de passageiros a menos. Nesse período, a concessionária está autorizada a reduzir 25% da frota.
O secretário municipal de trânsito, Alfonso Willenbring Júnior, confessa que a alteração nas linhas deveria ter sido divulgada anteriormente, já que foi divulgada no dia que essas alterações passaram a valer. Por outro lado, afirma que nenhuma região da cidade está sendo desatendida nesse período.
As maiores alterações de horários ocorrem nos dias 30 e 31 de dezembro, quando haverá redução de 30% dos horários previstos em toda a frota da concessionária. Pela média histórica dos últimos anos o período conta com abstinência de mais de 50% dos passageiros.