Um retrato marcado pelo trabalho, pela indústria, pelo acolhimento e pelo orgulho de pertencer. Esses são alguns dos principais conceitos revelados pela pesquisa realizada pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) em parceria com a empresa Critério – Resultado em Opinião Pública, apresentada nesta quarta-feira (17) na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC). O levantamento servirá de base para o projeto de reposicionamento da imagem de Caxias do Sul.
Foram realizadas 675 entrevistas entre os dias 17 de novembro e 5 de dezembro, sendo que 81% dos respondentes são moradores do município. Os dados mostram uma percepção amplamente positiva da cidade: 78% avaliam a imagem de Caxias do Sul como positiva ou muito positiva. Além disso, 60% dos moradores afirmam que pretendem continuar vivendo na cidade.
O sentimento de pertencimento também aparece de forma consistente. Cerca de 59% dos entrevistados dizem ter muito orgulho de morar em Caxias do Sul, e esse percentual sobe para 95% quando considerados os que afirmam ter orgulho razoável ou elevado. De modo geral, a cidade é associada ao trabalho e à indústria, tendo a oferta de empregos como seu principal ponto forte. Por outro lado, o alto custo de vida surge como o maior desafio percebido pela população.
Para o presidente da CIC, Celestino Loro, o trabalho está apenas iniciando e servirá de embasamento para “vender” uma imagem mais assertiva de Caxias do Sul, atraindo mais pessoas e empresas para a cidade.
A pesquisa também investigou o sentimento da população em relação à cidade. Mesmo diante de críticas pontuais, o orgulho de ser caxiense se sobressai: 95,2% afirmam ter orgulho de Caxias do Sul, enquanto apenas 4,8% dizem não compartilhar desse sentimento. O sócio-diretor de estratégia da Critério, César Freitas, destaca que a pesquisa permitirá traçar um perfil da cidade e que trará resultados de diferentes perspectivas.
Cidade acolhedora e de oportunidades
O perfil acolhedor do município é amplamente reconhecido. Para 63,2% dos entrevistados, Caxias do Sul é muito acolhedora, enquanto 28,8% a consideram razoavelmente acolhedora. Apenas 8% avaliam a cidade como pouco ou nada acolhedora. A oferta de empregos aparece como um dos principais fatores que sustentam essa percepção: 66,9% apontam o trabalho e as oportunidades profissionais como os maiores atrativos para quem chega.
A pesquisa indica ainda uma visão positiva em relação às migrações recentes. Para 64% dos moradores, as comunidades que chegam ao município contribuem para o desenvolvimento local. No mercado de trabalho, 60% entendem que os imigrantes não competem por vagas com os caxienses. Em relação à segurança pública, a percepção é ainda mais clara: 88% afirmam que a imigração não contribui para o aumento da criminalidade. Além disso, 72% consideram que a integração entre diferentes etnias torna a cidade mais diversa e positiva.
Os resultados reforçam a imagem de Caxias do Sul como um município que cresce a partir do trabalho, valoriza a diversidade e mantém forte vínculo de orgulho com sua comunidade — pilares que devem orientar a construção da nova marca da cidade.
