Foi assinado pela Prefeitura de Caxias do Sul e a Fundação de Assistência Social (FAS) um Termo de Convênio para colaboração das partes no processo de transição da FAS para a administração direta. O documento trata do suporte necessário em viés técnico e administrativo para a mudança e reorganização de operações internas e também de estrutura. Para isso, conforme o termo, um grupo de trabalho deve ser criado e coordenado pela Secretaria Municipal de Administração, Tecnologia e Inovação (SMATI).
O item assinado tem vigência de 180 dias e, se necessário, pode ser prorrogado. A titular da secretaria de Administração, Grégora Fortuna dos Passos, explica que o principal ponto do convênio nesse primeiro momento está na criação do grupo para a transição. Ela explica os próximos passos para a transformação da FAS em secretaria e garante que todo o processo será desenvolvido com calma e transparência da gestão.
A última reunião realizada com servidores da Fundação reuniu cerca de 80 pessoas para esclarecimentos sobre a mudança e o projeto de transição.
A mudança fará com que os serviços oferecidos pela FAS, que hoje atua de forma independente, sejam concentrados na chamada administração direta de Caxias do Sul, isto é, que possui ligação imediata com a gestão municipal. A ideia da Administração é que o projeto seja elaborado e um processo de transição da FAS para Secretaria comece a partir do dia 1º de janeiro.