Foi assinado na tarde desta sexta-feira (03) o termo de compromisso entre a Prefeitura de Caxias do Sul, o Ministério da Saúde e a Caixa Econômica Federal para a construção da primeira policlínica de Caxias do Sul e do Brasil. O serviço oferecido pela estrutura deve ser complementar ao da Atenção Primária. A policlínica terá serviços de saúde do homem e da mulher, atenção à Saúde da Criança, linhas de cuidado do AVC, infartos, insuficiência cardíaca, diabetes e outras. Também terá equipes voltadas a saúde mental, ortopédicas, otorrinolaringologia e reabilitação.
O projeto seguido para a estrutura da policlínica é padrão do Ministério da Saúde. Nesse primeiro momento serão liberados pela Caixa Econômica Federal R$ 16,9 milhões para a construção da estrutura. Com a conclusão dessa etapa será feito o repasse de mais RS 13,1 milhões, completando os R$ 30 milhões, para equipamentos, móveis e demais necessidades da clinica.
O superintendente regional adjunto do Ministério da Saúde, João Luiz Trindade Dornelles, detalha que o projeto é para que a policlínica funcione como uma espécie de hospital.
O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSD), explica que a estrutura será levantada em um terreno atrás da Escola Estadual Dario Granja Sant’Ana, no bairro Sanvitto. Esse terreno inicialmente seria destinado para a Casa da Mulher Brasileira, entretanto os espaços foram invertidos. O chefe do Executivo demonstra otimismo quanto à velocidade de construção. Segundo ele, a intenção é iniciar os trabalhos a partir do primeiro trimestre do próximo ano.
A próxima etapa do processo prevê o envio do projeto base e de documentos para a Caixa Econômica Federal que faz a avaliação e repasse dos recursos públicos, autorizando para a realização de licitação da obra.
A solenidade também contou com a presença da deputada federal Denise Pessôa, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Pepe Vargas, do superintendente executivo da Caixa Econômica Federal, Dari Luiz Reichert e representantes da comunidade, bem como o presidente da UAB, Valdir Walter.