Iniciou na tarde desta quinta-feira (06) a 3ª edição da Electric Move Brasil. A feira é entusiasta da discussão de Mobilidade Elétrica, Descarbonização e Transição Energética. Neste ano, o evento foi organizado pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Simecs) pela primeira vez. Até sábado (08) o Centro de Eventos do Parque da Festa da Uva recebe painéis e expositores de diversas localidades para discutir o futuro.
A abertura da programação reuniu empresários, líderes de entidades patronais e do poder público. O presidente do Simecs, Ubiratã Rezler iniciou a fala valorizando a idealização do evento, citando o vice-prefeito Edson Nespolo que, até o ano passado, liderava a Electric Move.
A diretora executiva do Simecs, Daiane Catuzzo anunciou durante a fala a mudança de marca da feira para 2026. A partir do ano que vem a Electric Move passa a se chamar Enova, criada a partir do conceito de uma nova energia.
Em conversa com a Rádio Caxias, Rezler analisa como foi para o Sindicato organizar pela primeira vez um evento com tamanha magnitude. Ele reflete que fazer a Electric Move coloca a entidade patronal como uma associação.
O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico reflete que o mote da feira é o mesmo que será discutido nos próximos dias na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30). O chefe do Executivo interpreta que o momento pós COP talvez seja oportuno para fomentar a Enova, buscando apoio federal e estadual.
Convidado a imaginar a Caxias do Sul do futuro a partir do evento que lídera, Ubiratã Rezler chama atenção para as oportunidades que não podem ser perdidas. Ele reflete como as pequenas indústrias podem transformar a realidade e serem líderes dos próprios negócios.
A participação na Feira é gratuita, apenas é solicitado que um credenciamento seja feito no site previamente (www.electricmove.com.br). No ano que vem a Enova, Feira de Tecnologia, Mobilidade Sustentável e Eficiência Energética está programada para acontecer nos dias 07, 08 e 09 de abril.





