Conforme já projetado anteriormente pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foi divulgada nesta quinta-feira (11) a ampliação do serviço de Telessaúde em Caxias do Sul. Nas próximas semanas, a população contará com três novas cabines de atendimento no Centro Especializado em Saúde (CES). Os equipamentos, que já estão instalados no local, aguardam apenas os ajustes finais por parte da empresa responsável pelo sistema para que iniciem os atendimentos.
Atualmente, o serviço funciona com a primeira cabine instalada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Esplanada. Inicialmente, as cabines no CES oferecerão consultas nas especialidades de neurologia, psiquiatria e neurologia infantil, áreas que concentram as maiores filas de pacientes e enfrentam dificuldade na contratação de profissionais. Posteriormente, o serviço será expandido para cardiologia e endocrinologia.
De acordo com a secretária adjunta da Saúde, Daniele Meneguzzi, a ampliação da oferta deve reduzir de forma significativa o tempo de espera. Ela destaca ainda que, em breve, os usuários poderão realizar consultas diretamente por celular ou computador. A proposta é que pacientes das UBS que utilizam o sistema Agenda+ UBS possam agendar e realizar atendimentos de casa, começando pela especialidade de psicologia.
O serviço de Telessaúde foi lançado há dois meses e, até agora, já contabiliza 337 consultas com clínicos gerais. A expectativa é de que sejam realizadas até 30 mil consultas por ano, com investimento total de R$ 2,2 milhões.