Em entrevista ao Jornal da Caxias, o coordenador do Procon de Caxias do Sul, Jair Zauza, abordou a atuação do serviço e os casos mais recorrentes registrados em 2025.
Assim como nos últimos anos, Zauza informou que os serviços de telefonia, bancos e outras financeiras seguem liderando o ranking de reclamações.
O coordenador relatou que no ano passado foram 40,5 mil atendimentos pelo whatsapp e 11 mil pelo telefone. Deste montante, 8,5 mil reclamações foram abertas. A fiscalização ocorre quando há denúncia.
Em casos atendidos em estabelecimentos do ramo alimentício, ele comentou que a maioria dos casos de vencimentos na cidade se refere a produtos da linha de frios e de maior dificuldade de armazenamento. O cenário, segundo Zauza, demonstra que não há intuito de fazer lucro em cima do vencimento.
Ele informou que quase 90% dos estabelecimentos possuem convênio com o Procon RS e com a Associação Gaucha de Supermercados (AGAS) e participam do programa “De olho na validade”.
Por fim, o coordenador alertou para os diversos golpes financeiros que estão sendo realizados e apontou que o órgão não tem poder de fiscalização nesses casos.
O atendimento ao público externo ocorre de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h, sem fechar ao meio dia. Nesse horário funciona também, para esclarecimento de dúvidas, o telefone 151 e o whatsapp (54) 99929-8190 (apenas para mensagens). Também é possível ao consumidor o envio de e-mail para o endereço eletrônico [email protected].
