O projeto de implantação de um teleférico, que deve ligar o Parque de Eventos da Festa da Uva à Casa de Pedra, segue avançando e já atraiu mais um grupo interessado, mesmo antes do lançamento do chamamento público. Inicialmente, um consórcio responsável pela operação dos bondinhos (metrocables) de Medellín, na Colômbia, e do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, esteve em Caxias do Sul para formalizar o interesse em viabilizar o transporte.
Na última semana, um grupo empresarial com sede no Rio de Janeiro também manifestou interesse. Apesar da procura, o chamamento público é indispensável para que as propostas sejam apresentadas formalmente. Atualmente, entraves burocráticos estão sendo analisados pela Festa da Uva Turismo e Empreendimentos S/A, com apoio da Secretaria Municipal de Planejamento e Parcerias Estratégicas.
A proposta prevê que o equipamento ligue o Monumento Jesus Terceiro Milênio a um terreno de cerca de 4 mil m², localizado na esquina da Rua Matteo Gianella com a Avenida Ruben Bento Alves e a Rua Professor Marcos Martini, em frente à Casa de Pedra. A área foi desapropriada em julho pelo Executivo. A inclusão da Secretaria de Planejamento no processo se faz necessária porque os terrenos envolvidos pertencem à Prefeitura e outro à Festa da Uva, sob regimes jurídicos distintos.
Duas alternativas estão em estudo, a primeira prevê que a Prefeitura, como acionista, ceda à Festa da Uva o terreno em processo de desapropriação. A segunda opção seria uma autorização do Conselho da Festa da Uva para uso do terreno do Jesus Terceiro Milênio, permitindo que a Prefeitura conduza o chamamento e, posteriormente, a concessão. O presidente da Festa da Uva Turismo e Empreendimentos S/A, Milton Corlatti, afirma que o edital do chamamento público está em fase final de elaboração e deve ser lançado nas próximas semanas. Para ele, o interesse prévio de empresas é fundamental e demonstra o potencial do projeto.
No último dia 2 de setembro, a Prefeitura anunciou a empresa vencedora da outra etapa do projeto, que contempla a construção de um hotel em área do Parque Mário Bernardino Ramos. A habilitada foi a Administradora Mendes Ltda, em parceria com a Atlântica Hospitality International.
Com critérios específicos estabelecidos, o empreendimento será configurado como um hotel cinco estrelas, incluindo a exigência de construção de uma passarela elevada que se conecte diretamente ao Parque. O complexo será desenvolvido em um terreno de 28 mil m² pertencente à Festa da Uva Turismo e Empreendimentos S/A, situado na Rua Ivo Remo Comandulli, com acesso ao Parque Mário Bernardino Ramos.