Na tarde desta segunda-feira (17), técnico do time feminino do Juventude, Luciano Brandalise concedeu entrevista à Rádio Caxias e comentou sobre a preparação da equipe para a temporada de 2025. A estreia das Esmeraldas no Brasileirão Feminino A-1 está marcada para dia 22 de março, contra o América-MG, na Montanha dos Vinhedos.
O comandante das Esmeraldas falou sobre como está sendo a preparação das meninas para a estreia no Campeonato Brasileiro: “Estamos numa pré-temporada bem forte, agora a gente já está nos ajustes para a estreia de sábado, as meninas entendendo bem o nosso modelo de jogo, as meninas competindo bastante, fizemos três amistosos, dois contra o Inter e um contra o Grêmio. Foi bem proveitoso para elas entenderem como é que funciona uma série A. E a gente está pronto para competir e tentar segurar esses pontos que nos segurem na série A para 2026.“
“Fizemos também dois coletivos simulando o jogo, com juízes e bandeiras, tudo bem simulando o jogo. As meninas estão entendendo que o jogo é mais rápido, o jogo tem uma técnica mais apurada, então a gente tem que trabalhar em dois, três tempos, a gente tem que ter uma tomada de decisão mais rápida. A gente sabe que o desafio é enorme, nós vamos jogar contra os grandes do futebol brasileiro, mas a gente está bem ciente disso, ciente do que nós temos que fazer. A gente sabe que vai ter enormes dificuldades, mas a gente vai lutar com todas as nossas forças para somar os pontos para nos manter na série A do Brasileiro Feminino”, complementou Brandalise.
O técnico também comentou sobre as adversárias na competição e falou que o foco é permanecer na elite do futebol feminino brasileiro. “O foco é a nossa permanência. A gente já tá estudando as adversárias, teve os jogos da Supercopa aí que os grandes jogaram a Supercopa vencida pelo São Paulo em cima do do Corinthians nos pênaltis. Aí a gente já tem uma uma boa ideia desses adversários. O time do América, a gente tem meninas aí que vieram de Minas Gerais, que passaram algumas informações pra nós. Também tivemos informações, não tivemos muitas imagens deles, que os clubes não divulgam as imagens amistosos, mas a gente tem uma boa ideia já. O América manteve a base do ano passado, trouxe a Rafa Leves que era do Grêmio, trouxe bons reforços, a gente saiu bem o modelo de jogo do treinador do América e a gente tá estudando aí da da melhor forma possível pra passar pras atletas e fazer uma estratégia boa aí pra já arrancar aí no brasileiro somando pontos.”
A estreia das meninas do Juventude tem grande importância para o clube pois é a primeira vez que o time feminino alviverde disputa a primeira divisão do campeonato nacional, depois de conseguirem a classificação diante do Fortaleza na ultima temporada. Após a estreia contra as mineiras, as Esmeraldas enfrentam o Corinthians, em São Paulo, e o Fluminense em casa.
Confira a entrevista completa do técnico Luciano Brandalise: