A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) promoveu nesta segunda-feira (11), mais uma edição da RA CIC Caxias. O evento contou com a presença do palestrante Roberto Motta, engenheiro civil, jornalista e escritor. Ele conversou com o empresariado caxiense sobre o tema: “A Era da Incompreensão: Uma análise do cenário geopolítico e os caminhos para o Brasil”. Durante 40 minutos, Motta apresentou um panorama do mundo moderno atentando para novas tecnologias de informação, apontando ideias e tendências de vida no início do século XXI. Motta pontuou três elementos importantes na mudança em sociedade: o celular, a internet e as redes sociais.
Em relação ao estreitamento de relações comerciais entre Estados Unidos e Brasil o palestrante fez questão de salientar que o diálogo entre as duas nações é péssima e pouco provável que vai melhorar.

Questionado sobre o posicionamento do governo Lula, que se defendeu dizendo que o tarifaço de Trump teve como objetivo interferir na soberania nacional e a independência dos poderes, o palestrante respondeu:
A palestra de Roberto Motta foi alusiva aos 30 anos da Hyva do Brasil. A próxima reunião-almoço da CIC Caxias acontecerá no dia 18 de agosto, a partir do meio-dia, nas dependências do restaurante da entidade. O vice-presidente executivo da Randoncorp, Daniel Ely, falará ao empresariado sobre o tema: “Somos cuidado: a saúde transformada por líderes que inspiram. Projeto aniversário – 30 anos do SSI Saúde”.