A solenidade ocorreu na sede do 4º Batalhão de Polícia de Choque (4º BPChq), no bairro São José, em Caxias do Sul, e celebrou os seis anos de atuação da unidade, criada por decreto estadual em 15 de julho de 2019 e efetivada pouco mais de um mês depois, em 23 de agosto do mesmo ano. O evento contou com a presença de autoridades civis e militares, além de representantes da sociedade organizada, com o recebimento de medalhas de comenda.
Em discurso, foi lembrada a trajetória do 4º BPChq desde a fundação, com um efetivo inicial de 110 policiais, estrutura limitada e poucos recursos operacionais. Hoje, são 161 militares especializados, com equipamentos modernos e apoio consolidado de instituições públicas e privadas. O Batalhão é responsável pelo policiamento ostensivo especializado em 82 municípios gaúchos, com atuação nas regiões da Serra, Litoral, Hortênsias, Campos de Cima da Serra e Vales do Taquari e do Caí.
Durante a cerimônia, o comandante do 4º BPChq, major Diego Soccol, destacou as ações de combate ao crime organizado, como o assalto ao avião pagador no Aeroporto Hugo Cantergiani, ocorrido em junho do ano passado, que resultou na morte do policial militar Fabiano Oliveira, do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM). O episódio evidenciou a complexidade do cenário enfrentado pelos policiais da região. Também foi lembrado o acidente ocorrido na Rota do Sol, que vitimou dois militares da unidade, os soldados Maximiliano da Silva Argiles e Anderson de Souza Lourenço, apontado como uma das perdas mais dolorosas da história recente do Batalhão.
Segundo Soccol, o Batalhão se consolida por meio da busca constante por qualificação tática e inteligência policial, o que proporciona um serviço de qualidade para a sociedade, apoio considerado fundamental ao longo desses seis anos.
Em seis anos, o 4º BPChq já apreendeu mais de mil armas de fogo, duas toneladas e meia de drogas e retirou das mãos do crime cerca de R$ 2 milhões. Esses resultados, segundo o comando, são fruto de uma atuação integrada entre os diversos órgãos de segurança, como Brigada Militar, Polícia Civil, PRF, PF e guardas municipais.
A solenidade também foi um momento de agradecimento aos empresários e entidades da região que apoiam o Batalhão com recursos, viabilizados principalmente por meio de repasses de ICMS, usados na aquisição de armamentos, viaturas e equipamentos de proteção.