Prestes a completar quatro meses de funcionamento, o serviço de telessaúde passará por mudanças em Caxias do Sul. A cabine atualmente instalada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Esplanada será transferida para o Centro Especializado em Saúde (CES) e passará a atender exclusivamente na área de psicoterapia para adultos, o mesmo serviço já ofertado nas outras três cabines disponíveis no local.
A alteração ocorre após a identificação de que o software atualmente utilizado não atende de forma ampla às necessidades específicas do Sistema Único de Saúde (SUS). O atual sistema utilizado pela empresa contratada, NXT Telessaúde Ltda, se tornou inadequado para os atendimentos, pois não realiza a emissão de documentos necessários após as consultas. Com isso, a equipe da UBS é quem precisa providenciar a impressão de receitas e laudos, além da liberação dos medicamentos prescritos. Diante disso, o foco dos atendimentos passou a ser a psicoterapia, enquanto se projeta a oferta de outras especialidades futuramente, a partir da implantação de um novo sistema.
Conforme a diretora de Desenvolvimento e Integração Social da Secretaria Municipal de Saúde, Marília Piazza, para que a comunidade do bairro Esplanada não fique desassistida, um profissional vinculado ao contrato de horas médicas será designado para realizar consultas presenciais em clínica geral. Ela destaca que há expectativa para a instalação do novo software, o que permitirá ampliar os atendimentos e garantir mais eficiência ao serviço.
A previsão era de que, gradualmente, o telessaúde passasse a oferecer atendimentos em diversas especialidades, como endocrinologia, dermatologia e cardiologia, com a expectativa de até 30 mil consultas por ano, realizadas por meio do serviço, que conta com investimento de R$ 2,2 milhões. A Secretaria Municipal da Saúde aguarda que a prestadora de serviço apresente, até 15 de novembro, as mudanças no software em operação.




