Sempre contigo!
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Servidores públicos municipais decretam estado de greve com paralisação na segunda-feira

  • Cristian Bergamin
  • 16/05/2025
Assembleia dos servidores teve início às 16. (foto: cristian bergamin)

Nesta sexta-feira (16), os servidores públicos municipais de Caxias do Sul se mobilizaram em protesto no largo da Prefeitura Municipal reivindicando aumento salarial e uma reestruturação de cargos e padrões salariais.

Em dois momentos do dia, um pela manhã e outro pela tarde, líderes do sindicato se reuniram com um grupo de representantes do Executivo para negociar um possível acordo. Terminadas as negociações, as lideranças sindicais apresentaram as propostas do governo em assembleia realizada no largo da Prefeitura.

Foi mantida a proposta inicial do Governo Adiló para reajuste de apenas 1% do salário sobre a inflação para os servidores, para ser pago a partir da folha de setembro. Esse índice representa o limite de viabilidade orçamentária do município. Os servidores já receberam a reposição da inflação que foi de 4,83%. Inclusive 2% desse total eles receberam ainda em 2024, segundo a prefeitura. O que os servidores reivindicam é um aumento de 5,5% a mais, ao invés de 1%. Por esse motivo, negaram a proposta e foi aprovado mais um dia de paralisação, na segunda-feira (19), agora em estado de greve.

No que diz respeito ao projeto de lei de reestruturação de cargos e padrões salariais, a proposta da Administração Municipal é que a implantação ocorra de forma escalonada, com aplicação de 10% em agosto de 2026, 15% em 2027, 2028 e 2029, e 22,5% em 2030 e 2031. A efetivação dessa proposta está condicionada à proposta de implementação de medidas de ajuste financeiro, entre as quais destacam-se a redução de horas extras, ampliação da carga horária na saúde e assistência e outras iniciativas que, conforme a proposta do governo, deveriam ser apresentadas à categoria no início de setembro, antes do envio do projeto à Câmara Municipal para apreciação. Os servidores votaram favoráveis a essa proposta, porém, solicitam que ela seja apresentada a categoria antes do mês proposto.

A presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, explica as razões do sindicato para esse dia de paralisação.

Por volta das 8h desta sexta, a prefeitura informou que, das 82 escolas municipais, 69 aderiram ao movimento. O Sindiserv pretende convencer as escolas que não aderiram à paralisação para que se juntem à luta na segunda-feira.

Cristian Bergamin
Cristian Bergamin

Artigo Anterior
  • Notícias

Polícia Civil deflagra Operação Boteco Azul e prende dois homens por tráfico em Caxias do Sul

  • Redação
  • 16/05/2025
ler post
Próximo Artigo
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Escolha da rainha da Festa da Uva 2026 será no Ginásio do Sesi

  • Alana Matos
  • 16/05/2025
ler post
Mais notícias
ler post

Colisão entre veículos é registrada na área central de Caxias do Sul

  • 01/02/2026
ler post

UCS é contemplada com cerca de R$ 15 milhões em Programa Institucional de Internacionalização

  • 01/02/2026
ler post

Vereador busca a implantação de mais quatro escolas infantis em projeto de Parceria Público-Privada

  • 01/02/2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
  • UCS é contemplada com cerca de R$ 15 milhões em Programa Institucional de Internacionalização
  • Em jogo de três expulsões, Juventude empata com o Grêmio e garante o mando de campo na próxima fase
  • Na última partida de Fernando Marchiori, Caxias perde para o Inter e fica na segunda posição do grupo B
  • Caxias anuncia saída de treinador e confirma Marcelo Cabo no comando técnico
  • Obras da Penitenciária Estadual de Caxias do Sul atingem 31,6% de conclusão
RÁDIO CAXIAS 93.5 FM

Fone: (54) 3289.3000 - Fax: (54) 3289.3030
Rua Garibaldi, 789, 21º andar, Ed. Estrela, Centro
CEP 95084.900 - Caxias do Sul - RS

OUÇA PELO APP

Android

iOS

OUÇA TAMBÉM

Android

Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Anuncie
  • Política de Privacidade

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

16/05/2025 - Atualizado em 16/05/2025 - 20:04

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a nossa Política de Privacidade.Aceitar