Em reunião com representantes da Secretaria Municipal da Educação (Smed), representantes do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv) explanaram a necessidade de novas nomeações. O número é uma referência para que todas as vagas estejam preenchidas e nenhuma turma sofra com a perda de conteúdo. O aumento de turmas da educação infantil, segundo a direção da entidade, é um dos fatores que depende de nomeações.
Conforme a presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, nos últimos anos, uma redução de 12% dos funcionários públicos foi observada. Com isso, ela cita o aumento de trabalho e a redução de pessoal, que sobrecarregou muitos dos servidores. Dois editais já foram feitos neste mês, mas a expectativa é que um novo aconteça em breve.
Silvana explica que a intenção é de que, com mais nomeações, a legislação possa ser cumprida fielmente em casos de ampliação de jornada, por exemplo. Já ações permanentes devem ter profissionais fixos, sem gerar sobrecarga.
O encontro com a Smed também tratou sobre o evento de recepção dos professores e servidores para início do ano letivo. Um piquenique está sendo preparado na sede campestre do Sindiserv, no dia 17 de fevereiro.