Após mais um dia de paralisação, nesta terça-feira (20), representantes do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv), que reivindica aumento salarial de 5,5% sobre a inflação, se reuniram com o grupo negociador do Executivo que apresentou nova proposta. Inicialmente, foi proposto 1% de aumento, que na reunião desta terça, teve elevação para 1,5%. Além disso, a administração encaminhou o reajuste de 22% do auxílio-alimentação a ser paga a metade a partir de junho de 2025 e o restante a partir de abril de 2026. Os servidores realizaram assembleia no largo da prefeitura negando a nova proposta de reajuste salarial e seguindo com a paralisação também para esta quarta-feira (21).
A presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, afirma que com a rejeição da categoria, é bem possível que se inicie uma greve na quinta-feira (22).
A Prefeitura comunicou que já houve um reajuste de 4,83% sobre a inflação para os servidores conforme medida pelo IPCA. O sindicato porém, alega que esse reajuste não é suficiente de acordo com os índices de IPCFIP, IEP e IGM.
Os servidores públicos municipais estão em paralisação desde a última sexta-feira (16). O setor mais afetado é a Educação. Nesta terça, 80 das 82 escolas do município tiveram suas atividades suspensas. A Saúde segue operando com número reduzido de trabalhadores. Demais setores seguem com normalidade.
1 comentário
Essa reportagem está errada. A prefeitura não ofereceu 1,5 %. Ela ofereceu 1 % em setembro e 0,5 % apenas para abril de 2026, o que significa algo em torno de R$ 40,00 de aumento no salário base dos professores em 2025 e R$ 20,00 em 2026. É um absurdo essa proposta de quem se elegeu prometendo valorizar o servidor público.