Após o incêndio que atingiu uma parte anexa ao Complexo Hospitalar da Unimed Serra Gaúcha na noite de quarta-feira (02) as equipes trabalham para restabelecer todas as operações o quanto antes. A Rádio Caxias conversou com o presidente da Unimed Serra Gaúcha, André Leite, para entender como a estrutura está funcionando no momento. Ele relata que serviços envolvendo tomografias, ecografias e exames laboratoriais já foram restabelecidos e funcionam nesta sexta-feira (04).
Ainda não foi possível adequar o fornecimento total de energia para alguns setores, como o bloco cirúrgico A e as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). As UTIs ficam próximas ao bloco A, local dos geradores de energia que pegaram fogo. Os pacientes foram retirados e encaminhados para outro setor preventivamente e nenhum teve alterações nas condições clinicas. O pleno retorno das atividades nesses setores deve acontecer nos próximos dias.
André Leite destaca que o fornecimento de energia para uma instituição hospitalar é bem mais complexo do que o habitual, uma vez que são diversos equipamentos e sensíveis que necessitam de estabilidade elétrica. Por isso, mais alguns dias são necessários.
As perícias no local para entender as motivações do incêndio também já foram concluídas para futura emissão de um laudo. Outra preocupação por parte das equipes do Hospital está na limpeza e descontaminação dos espaços que podem ter resquícios do incêndio. André Leite destaca o empenho das equipes para normalização dos atendimentos e diminuir o impacto para os clientes.
O incêndio foi controlado por brigadistas contratados para a segurança do complexo e do Corpo de Bombeiros de Caxias do Sul.