Os atendimentos voltados a pessoas idosas em Caxias do Sul, anunciados em julho após o município ter sido contemplado pelo Programa Avançar Saúde 60+ RS, do governo estadual, terão início na próxima quarta-feira (11). A inauguração do Centro de Referência e Atendimento em Saúde à Pessoa Idosa, no Hospital Virvi Ramos, está prevista para ocorrer um dia antes e contará com a presença da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann.
O espaço funcionará ao lado da recepção central do Complexo Hospitalar Virvi Ramos. No início do atendimento, a pessoa idosa passará por uma Avaliação Multidimensional (AMD), que orientará o encaminhamento para as especialidades indicadas. O centro oferecerá atendimento em mais de 12 áreas, incluindo fisioterapia, serviço social, nutrição, farmácia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, educação física e enfermagem. Outros especialistas poderão ser acionados conforme a necessidade e a disponibilidade.
O centro será o primeiro da Serra Gaúcha com atendimento especializado e multidisciplinar voltado exclusivamente às pessoas com 60 anos ou mais, público que representa atualmente 83.214 habitantes de Caxias do Sul, sendo 35.834 homens e 47.380 mulheres. A diretora do Hospital Virvi Ramos, Cleciane Doncatto Simsen, destaca que o novo serviço deve ampliar a qualidade de vida das pessoas idosas atendidas, além de fortalecer o cuidado e o acolhimento aos familiares.
O projeto foi idealizado pelo gabinete do então vereador e presidente da Comissão de Saúde, Rafael Bueno (PDT), que celebra a inauguração do espaço, o qual deve proporcionar mais de 300 consultas especializadas e cerca de 1,2 mil atendimentos multidisciplinares por mês à população idosa.
Além da estrutura física e da equipe técnica, o projeto contará com um subsídio mensal de R$ 120 mil, repassado pelo governo estadual para a manutenção do espaço. O serviço atenderá pessoas com 60 anos ou mais, encaminhadas pela Atenção Primária em Saúde, estratificadas como frágeis ou com diagnóstico de demência, com regulação do acesso via sistema GERCOM, responsável pela marcação de consultas especializadas do Sistema Único de Saúde (SUS).




