Promovido pelo Consulado-Geral da Itália no estado, o Seminário Internacional de Boas Práticas em Proteção e Defesa Civil Rio Grande do Sul-Itália, recebeu centenas de especialistas da área nesta quinta-feira (17). O seminário ocorreu no auditório do Centro de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Bento Gonçalves, contando com palestras de referências italianas no tema, que compartilharam experiências sobre elaboração de planos de emergência, desenvolvimento de estratégias de mitigação de riscos, gestão de emergências, operações de resgate, entre outros assuntos.
O evento também contou com a presença de profissionais que atuam nos órgãos de proteção municipal de todo o estado. Com trajetória consolidada de atuação na Defesa Civil italiana, Damiano Giordani, Luca Rosiello, Angela Corina e Vittorio Bosi ministraram o simpósio, além de visitar pontos atingidos por deslizamentos em 2024 na região, como o distrito de Faria Lemos, onde foi criado o Gabinete de Crise da Defesa Civil um ano atrás. O cônsul-geral, Valerio Caruso, ressaltou o impacto positivo da iniciativa na relação entre o Rio Grande do Sul e a Itália.
O prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, destacou a relevância do seminário sediado na cidade, buscando desenvolver estratégias e medidas que garantam a resiliência climática, além de agradecer a participação do consulado italiano e de lideranças da Defesa Civil.
O geólogo e doutor em pesquisa, Vittorio Bosi, que também integrou a comitiva, apontou a troca de experiências vivida no RS como ponto alto da visita, destacando as diferenças e semelhanças nos sistemas de proteção no estado e na Itália. Vittorio ponderou que além de apresentar a metodologia de trabalho usada no país europeu, também teve a oportunidade de conhecer as práticas locais.
Antes da Serra, a comitiva passou por Porto Alegre e pelos municípios de Muçum e Encantado, no Vale do Taquari, também conhecendo locais que sofreram com as chuvas em 2024.