O vice-prefeito de Caxias do Sul, Edson Néspolo e o secretário de Planejamento e Parcerias Estratégicas, Marcus Vinicius Caberlon cumprem agenda em Brasília-DF no meio desta semana. O primeiro compromisso da dupla foi na Infraero, já na chegada na Capital Federal. O tema central da reunião estava relacionado a outorga do Aeroporto Regional Hugo Cantergiani.
Caberlon detalhou que o processo de acordo está encaminhado e, segundo ele, ocorrendo dentro da normalidade. Os documentos apresentados pela Prefeitura de Caxias do Sul e pela Infraero estão passando por analises da Secretaria de Aviação Civil (SAC), que é a responsável pelo processo de outorga. Alguns outros documentos foram solicitados e devem ser encaminhados para a SAC nos próximos dias. A expectativa é de que a operação do terminal passe para a Infraero já no próximo mês.
Também existe a perspectiva de que, no futuro, a Infraero venha a realizar a operação do novo Aeroporto da Serra Gaúcha, que deve ficar localizado em Vila Oliva. Sobre o andamento das tratativas para essa estrutura, Caberlon destaca que os encaminhamentos também estão com a Secretaria de Aviação Civil. Neste momento, os projetos e o orçamento estão passando por analises.
Foram solicitados ajustes nos documentos de gerenciamento ambiental e no plano de trabalho, ambos já foram desenvolvidos conforme o solicitado. A expectativa é de que um retorno sobre esses processos seja recebido dentro do próximo mês, então novos assuntos podem começar a serem discutidos sobre o novo terminal, entre eles os editais.
As conversas entre a Prefeitura de Caxias do Sul e as lideranças da Infraero sobre a gestão do Hugo Cantergiani se tornaram públicas a partir do mês de junho, quando o prefeito Adiló Didomenico (PSDB) recebeu a comitiva em Caxias. No mês seguinte, em julho, um protocolo de intenções foi assinado entre as partes.