O secretário municipal do Esporte e Lazer, Olmir Cadore, anunciou uma previsão de R$ 6,318 milhões para o FIESPORTE 2026 durante uma audiência pública da Comissão de Cultura, Esporte e Lazer, realizada na noite de quinta-feira (21) na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi. A sessão foi conduzida pelo presidente da comissão, vereador Calebe Garbin/PP.
Cadore explicou que o valor solicitado pela secretaria deve ser incluído na proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026, que está sendo elaborada pela Prefeitura. O Executivo tem até o final deste mês para enviar a proposta da LDO, que guiará o orçamento do próximo ano. Se a rubrica do FIESPORTE atingir o montante mencionado, representará um aumento de 11,11% em relação ao valor atual.
De acordo com o secretário, a publicação do edital da edição de 2026 do FIESPORTE está prevista para o início de outubro. Anualmente, o programa municipal financia projetos esportivos de interesse público, e Cadore espera que cerca de 200 iniciativas sejam aprovadas no próximo ano. Em 2025, mais de 100 projetos foram contemplados, abrangendo mais de 60 modalidades esportivas praticadas na cidade.
Além do vereador-presidente Calebe Garbin/PP, a Comissão de Cultura, Esporte e Lazer é composta pelos vereadores Daiane Mello/PL, Marisol Santos/PSDB, Rose Frigeri/PT e Wagner Petrini/PSB.