Após a inauguração do Centro de Comércio e Capacitação, agora intitulado como Centro de Compras da Rua, a Secretaria de Urbanismo tem destinado mais atenção para o comércio ambulante nas ruas. Conforme o secretário Adriano Bressan foram poucos os registros de ocorrência, mas existe a recomendação de abordagem dos comerciantes que estarem atuando de forma ilegal.
A sugestão é de que a primeira abordagem seja verbal e propondo orientação dos vendedores. Posteriormente, em nova ocorrência, é feito o recolhimento da mercadoria. Bressan explica que a pasta atua em parceria com órgãos de segurança, o que proporciona uma ampla comunicação entre as autoridades.
O secretário frisa que, no geral, existe o entendimento de que o comercio não pode mais acontecer nas ruas da cidade a partir do momento em que o espaço dedicado para atuação dos vendedores foi aberto. Para esses esclarecimentos e fortalecimento das normas, uma fiscalização periódica é realizada por equipes orientadas.
Sobre a ocupação das bancas dentro do Centro de Compras da Rua, Adriano Bressan cita que espaços extras foram deixados para necessidades futuras. Além disso, alguns estandes também foram liberados pela mudança de cidade de alguns dos comerciantes ou outra situações. A ocupação desses espaços em aberto deve acontecer no ano que vem, a partir da realização de um novo chamamento público.
Estratégias de publicidade do local estão sendo colocadas em prática pela Prefeitura de Caxias do Sul para incentivar a compra de itens no Centro Rua. Inclusive, o novo nome foi criado para ser mais atrativo para o público.
