O ano de 2025 foi de muita entrega à população pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM). Houve uma série de ações visando à segurança no trânsito, suporte a eventos públicos e comunitários, aos serviços de transporte, melhorias na mobilidade, atendimento ao cidadão, entre outros serviços.
A preservação à vida foi destaque. Registrou-se 24% menos mortes no trânsito na comparação com 2024. O número de óbitos em vias de Caxias do Sul caiu de 51 para 38 casos. Porém, esse dado não é motivo para comemoração. Cada número representa uma vida interrompida e famílias enlutadas, que merecem respeito, solidariedade e atenção.
No ano passado, as equipes da SMTTM instalaram 2.110 placas, pintaram 125 km de vias públicas, incluindo meio-fio, faixa de pedestres, divisão de pistas, entre outras sinalizações horizontais. Pelos canais Alô Caxias e 118, houve 20 mil atendimentos à população. A Escola Pública de Trânsito (EPT) promoveu 462 atividades educativas, envolvendo 10.257 crianças, jovens e adultos em projetos como Mecânica do Batom, entre outros.
Apesar das constantes campanhas alertando sobre os perigos da utilização do celular e a não utilização do cinto de segurança por parte de condutores e passageiros, houve um aumento expressivo no número de autuações. Segundo levantamento da EPT, as multas pela não utilização do cinto de segurança pelo condutor subiu 94,54%. De 3.096, em 2024, para 6.023 em 2025. Já 2.616 condutores foram autuados por utilizarem o celular em 2024 contra 3.949 em 2025, representando um aumento de 50,96%.
O Secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Elisandro Fiuza, destacou as ações de conscientização. “2025 foi um ano de muitas ações para sensibilizar nossos condutores sobre a importância do respeito às normas do Código Nacional de Trânsito, para que possam ter segurança de si, da família, dos pedestres e de todos que fazem parte do trânsito. Nosso objetivo em 2026 é fazer com que esse trabalho seja ampliado, com foco educacional e de conscientização de toda a comunidade”.
Confira mais números da SMTTM em 2025
– 53 operações no ano, com foco na redução de acidentes, prevenção de infrações e garantia de segurança para toda a população;
– Modernização de 30% de todo o parque semafórico do município, ampliando a capacidade de monitoramento e resposta operacional;
– Recuperação e manutenção da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, totalizando mais de R$ 7 milhões de investimento.
– Construção de 182 metros de muros no perímetro do aeroporto;
– Implantação de 3 rotas cicloturísticas, com 229 placas instaladas.
– 26 novos controladores eletrônicos de velocidade;
– 1.600 autorizações para bloqueios de vias (execução de obras de infraestrutura urbana, manutenções emergenciais, eventos públicos e comunitários, e intervenções realizadas por concessionárias de serviços essenciais).
