Usuários do transporte público de Caxias do Sul têm encontrado, desde a última semana, servidores da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) a bordo de ônibus das regiões nordeste e sul da cidade. Esta é a segunda etapa da pesquisa em quatro meses, com o objetivo de mapear os destinos dos passageiros após o desembarque no centro e ouvir as principais demandas.
A ação dá continuidade a um estudo realizado em novembro de 2024, quando a secretaria coletou dados em ônibus, Estações Principais de Integração (EPIs), paradas e terminais de bairros. Na ocasião, a pesquisa foi motivada pela discussão sobre o futuro do Táxi-Lotação conhecido como “azulzinho”, que opera de forma precária na cidade. O assunto está sendo analisado pelo City Living Lab da Universidade de Caxias do Sul (UCS), e os resultados definirão se o serviço será mantido, reformulado ou extinto.
De acordo com o secretário Transportes e Mobilidade (SMTTM), Elisandro Fiuza, os dados coletados servirão para decisões estratégicas, como a identificação de rotas que demandam melhorias. Ele ressalta que a principal reclamação da comunidade é a necessidade de ampliação do número de linhas.
Fiuza destaca que, desde março, o município ampliou os horários em 24 linhas e aumentou a quilometragem diária em 2.170 km, com ênfase no período entre pico quando a Tarifa Verde é aplicada. Na última semana, as pesquisas ocorreram nas linhas L26 (Bom Pastor), L29 (Iracema), L33 (Castelo), L40 (Jardim das Hortênsias), L57 (Serrano), L67 (São Caetano), L68 (Gauchinha) e L89 (Coletora Central). Uma nova etapa de coleta de dados está prevista para os próximos dias.
Dados da Visate mostram um declínio significativo no uso do transporte coletivo: em 2009, eram transportados 54 milhões de passageiros ao ano, número que caiu para 22 milhões em 2020. Enquanto em 2024, houve uma leve recuperação, com mais de 25 milhões de usuários, incluindo pagantes e beneficiários de gratuidade.