Maio é o mês de conscientização sobre a segurança no trânsito, pensando nisso, a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMTTM) lançou nesta segunda-feira (5) a campanha Maio Amarelo. A iniciativa visa colocar em pauta, para a sociedade, o tema trânsito, estimulando a participação da população, empresas e entidades. O objetivo do movimento é propor uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil.
O secretario adjunto da pasta, Alfonso Willinbring Junior, destaca a relevância de abordar o assunto junto a sociedade e ressalta que o foco deve estar nos três pilares da segurança: fiscalização, engenharia de trafego e educação no trânsito.
Entre janeiro de 2020 e dezembro de 2023 foram registrados 906 atropelamentos em Caxias do Sul, conforme dados do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Deste total, a maioria dos casos resultaram em lesões de média (385) e pequena (432) gravidade, mas também há os casos que terminaram em lesões severas (43) e óbitos (12). A região da cidade com maior incidência de sinistros no período é o centro (195), seguido pelos bairros Lourdes (51), Rio Branco (29), Desvio Rizzo (28) e Kayser (28).
Em 2024 foram registradas 51 mortes totais no trânsito, igualando os números do ano anterior. Já os óbitos por atropelamento, foram 15 no último ano, em comparação as 14 vidas perdidas em 2023. Quanto ao gênero das vítimas de atropelamento, 62,3% são homens e 37,7% mulheres. O horário do dia em que ocorrem o maior número de incidentes é o final da tarde, entre às 17h e às 19h, momento em que tradicionalmente a maioria das pessoas sai do trabalho e se desloca para casa.
Alfonso destaca ainda algumas atividades que serão realizadas durante o mês para conscientizar a população, desde ações educativas nas escolas e parcerias com Centros de Formação de Condutores (CFC).
O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de sinistros de trânsito. Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito, por conta disso, o mês de maio se tornou referência mundial para discussão do tema. A escolha pelo amarelo se deve justamente pela cor simbolizar atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.