Após dias com fortes chuvas, a Serra se prepara para uma nova onda de frio nesta semana. Com mínimas que devem ficar abaixo de 0ºC nos próximos dias em Caxias do Sul, a probabilidade de ocorrer um acúmulo de gelo nas vias urbanas é grande. Para evitar incidentes, a Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) reforça o pedido para que os condutores tenham cuidado ao transitar pelas ruas nas primeiras horas da manhã.
Na última terça-feira (24), quando já houve ocorrência do fenômeno natural em algumas ruas de Caxias do Sul, diversos sinistros de trânsito foram registrados nas vias. Entre os incidentes, houve quedas de motociclistas e colisões traseiras, especialmente no início da manhã. O secretário adjunto da pasta, Alfonso Willenbring Junior, ressalta algumas medidas a serem adotadas para evitar acidentes.
Além disso, a secretaria já estará trabalhando nas primeiras horas da manhã para controlar a situação através do uso de sal, que será espalhado sobre as superfícies congeladas, segundo Alfonso. O sal ajuda a derreter o gelo em pistas e calçadas devido à sua capacidade de diminuir o ponto de congelamento da água. Quando o sal é espalhado sobre o gelo, ele se dissolve na fina camada de água presente na superfície, formando uma solução salina com um ponto de congelamento mais baixo do que a água pura. Com isso, a água permanece líquida mesmo em temperaturas abaixo de 0°C, fazendo com que o gelo derreta.
Confira algumas ruas que apresentaram formação de gelo na superfície na última semana e podem sofrer novamente com o fenômeno nesta madrugada:
Rua Júlio Calegari — próximo à Igreja Nossa Senhora das Graças
Rua Atílio Andreazza — próximo ao Cemitério Parque
Rua Moreira César — extensão da RS-122, próximo à Transportadora Panex
Av. Mário Lopes — do viaduto da Moreira César até o Via Atacadista
Rua Cristiano Ramos de Oliveira — atrás do Shopping Iguatemi, próximo ao Sindicato dos Bancários
Rua Ludovico Cavinato — próximo ao viaduto da Rota do Sol
A Secretaria de Trânsito orienta os condutores a dirigirem com atenção redobrada nos dias de frio intenso, evitando freadas bruscas, mantendo distância segura e reduzindo a velocidade, especialmente em locais sombreados. A prevenção é a melhor forma de evitar acidentes.