A Secretaria Municipal de Obras (SMO) de Caxias do Sul passa a contar com o reforço da retomada do setor de Confecção de Estruturas em Artefatos de Concreto, vinculado à Diretoria Técnica de Infraestrutura da pasta. A fábrica de pré-moldados será responsável pela produção de blocos maciços, vigas, tampas, chapas, colunas, peças pré-moldadas e outros artefatos de concreto que serão utilizados em obras do município.
A retomada da produção é considerada fundamental para acelerar processos, dar mais agilidade às obras e manutenções e gerar economia aos cofres públicos. As atividades já em operação devem ser ampliadas gradualmente, conforme a demanda.
Conforme o secretário de Obras, Lucas Suzin, além de estratégica, a retomada qualifica os serviços ligados à construção e recuperação de pontilhões, manutenção de galerias, contenções, estruturas de drenagem e outras frentes da secretaria. Ele também destaca a redução nos custos de produção e instalação, diminuindo a dependência de contratações externas para itens padronizados.
O setor havia sido implementado durante a gestão de Adiló Didomenico à frente da Secretaria de Obras, entre 2013 e 2016, e acabou sendo desativado pela administração seguinte.
