A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul intensificou, desde o final de fevereiro, as iniciativas para combater a dengue na Zona Norte, devido ao aumento dos focos do mosquito Aedes aegypti e à confirmação de casos da doença. Estão programados três “Dias D”, com grandes ações de conscientização, que ocorrerão aos sábados, começando em 29 de março. Até agora, foram identificados e eliminados 529 focos do mosquito em 2025, além de 27 casos de dengue registrados, sendo 13 deles na Zona Norte.
Desde fevereiro, a Vigilância Ambiental em Saúde já aplicou inseticida em três quarteirões da região onde foram confirmados os casos de dengue. Também foram realizadas visitas domiciliares para orientar a população, coletar amostras de larvas e mosquitos, além de eliminar criadouros e promover a conscientização. É isso que explica o diretor técnico da Vigilância Ambiental em Saúde, Rogério Poletto.
Nos dias programados (29 de março, 5 e 12 de abril), a equipe da Vigilância Ambiental em Saúde estará ainda mais presente na região. O ponto de referência para o dia 29 será em frente à UBS Santa Fé; no dia 5, na UBS Vila Ipê; e no dia 12, próximo à Escola Tancredo de Almeida Neves. Haverá a presença do mascote de combate à dengue, uso de carro de som, e a comunidade é incentivada a participar ativamente, removendo qualquer recipiente que possa acumular água parada em seus pátios, contribuindo assim para a prevenção da proliferação do mosquito Aedes aegypti.