A titular da Secretaria da Mulher do Estado, Fábia Richter, estará em Caxias do Sul nesta quarta-feira (12). Pela manhã, ela deve visitar o terreno destinado à construção da Casa da Mulher Brasileira e, em seguida, se reunir com o prefeito Adiló Didomenico. A comitiva estadual também terá encontro com servidores da Secretaria Municipal de Planejamento e Parcerias Estratégicas, para tratar de detalhes técnicos do projeto.
Recentemente, a Prefeitura de Caxias do Sul anunciou a troca dos terrenos inicialmente previstos. O novo espaço destinado à Casa da Mulher Brasileira ficará na Avenida Dr. Assis Mariani, no bairro Esplanada, local que anteriormente abrigaria a construção de uma policlínica. O projeto, antes previsto para o bairro Sanvitto, foi realocado durante o ato de assinatura para a construção da nova unidade de saúde.
Articuladora da iniciativa em Caxias do Sul, a vereadora Rose Frigeri (PT) destaca que a visita da secretária, já programada, tem como objetivo conhecer o local e definir os próximos encaminhamentos para a implantação da Casa. A atividade deve contar ainda com a presença do secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Fabrício Peruchin.
O prazo para a entrega dos projetos por parte do Estado foi prorrogado, passando de 30 de setembro de 2025 para 29 de junho de 2026. Após finalizados, os documentos deverão ser encaminhados ao Ministério das Mulheres e à Caixa Econômica Federal, responsáveis pelo acompanhamento do processo.
O Governo Federal já assegurou R$ 728 mil para a elaboração dos projetos iniciais e garantiu o repasse de R$ 9,5 milhões para a instalação da Casa da Mulher Brasileira. O espaço reunirá, em um único local, diversos órgãos e serviços especializados no atendimento a mulheres em situação de violência, como acolhimento e triagem, apoio psicossocial, delegacia especializada, juizado, Ministério Público e Defensoria Pública.
