Com o encerramento do ano letivo de 2025, a Secretaria Municipal da Educação (SMED) conclui mais uma etapa na promoção da capacitação de profissionais e de melhores condições de aprendizagem na rede pública. Durante o ano foram realizadas 529 formações de professores das escolas municipais, educadoras das escolas de educação infantil, diretores, coordenadores pedagógicos, cuidadores educacionais, além de cozinheiras e auxiliares de cozinha.
Diversos temas foram trabalhados nas formações, visando à abordagem de questões estratégicas e atuais no cotidiano dos educadores e estudantes. Entre as temáticas estão relações étnico-raciais, letramento racial, educação especial na perspectiva da educação inclusiva, educação infantil, alfabetização e letramento, recomposição de aprendizagens em língua portuguesa e matemática, e educação integral em escolas de tempo integral. Também foram pautadas ações relacionadas à prevenção de situações de violência, círculos de construção de paz, tecnologia educacional, liderança estudantil, atuação do coordenador pedagógico e biblioteca escolar.
Estudantes representantes dos Grêmios Estudantis, membros dos Conselhos de Pais e Mestres (CPMs) e famílias dos alunos também receberam formações buscando ampliar o alcance formativo para além da sala de aula. Conforme a diretora pedagógica da SMED, Caroline Caldas Lemons, a formação continuada é essencial para qualificar os processos educativos vivenciados no cotidiano escolar.
Novas formações já estão programadas para 2026 conforme a Secretaria da Educação, dando continuidade aos trabalhos de fortalecimento das práticas pedagógicas, além de propor reflexões sobre uma educação pública mais qualificada e inclusiva. As formações foram promovidas pela SMED em parcerias com entidades parceiras.
