A operação do castramóvel em Caxias do Sul segue sem definição, após a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) realizar a abertura de um novo chamamento público em 13 de agosto, que foi encerrado nesta quarta-feira (17) sem a apresentação de interessados. Conforme detalhado anteriormente pelo secretário da pasta, Ronaldo Boniatti, o novo chamamento público tinha como objetivo buscar uma nova tentativa de parceria com as Organizações Não Governamentais (ONGs) da cidade ou formalizar, de maneira definitiva, o desinteresse das entidades em operar o castramóvel.
A parceria com as ONGs passou por tentativas anteriores que não avançaram. Inicialmente, quatro ONGs demonstraram interesse, mas apenas uma enviou a documentação necessária e deu andamento à proposta. Na segunda etapa, foi construído um plano de trabalho conforme a capacidade da entidade e as exigências do serviço, porém a ONG desistiu do processo. Segundo a ONG, diversos empecilhos foram impostos para a utilização do serviço.
O secretário destacou o não interesse formalizado pelo chamamento público encerrado e reiterou que, como foi evidenciado desde o início das tratativas, a Secretaria deixou claro que, caso não houvesse interesse por parte das ONGs, haveria um “plano B” com instituições de ensino. Essa ação agora será realizada pela pasta. Dessa forma, o castramóvel estará disponível para instituições de ensino que possuam estrutura para operá-lo, além de permitir que as instituições façam parcerias com ONGs. Ele ainda salienta que agora será realizada uma análise jurídica para determinar qual processo será utilizado para publicar o novo edital para as instituições.
O secretário ressalta que, atualmente, a pasta realizou mais de 6 mil castrações por meio de convênio com a Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), responsável pelas castrações de cães e gatos no Instituto Hospitalar Veterinário (IHVET) da UCS. O serviço é gratuito e voltado para famílias de baixa renda, além das ações de castração realizadas pelos bairros da cidade. O castramóvel foi adquirido pela Prefeitura de Caxias do Sul em 2023 e até o momento, não foi utilizado.