No próximo sábado, dia 18/05, a Prefeitura de Caxias do Sul promove um mutirão de vacinação com foco na atualização da caderneta de vacinas. A iniciativa visa permitir que a comunidade possa atualizar principalmente as vacinas que protegem contra doenças que podem ter sido expostas devido às recentes chuvas, como tétano e hepatite B. Além disso, a vacina contra a gripe (Influenza) também vai estar disponível.
De acordo com especialistas, o contato com água contaminada, resultado dos alagamentos, pode aumentar o risco de contrair algumas doenças, especialmente em ambientes de abrigos coletivos. A médica infectologista do Controle de Infecção Municipal, Anelise Kirsch, reforça algumas medidas eficazes de prevenção contra doenças durante esse período que o estado do Rio Grande do Sul enfrenta, enfatizando que a vacinação é a maneira mais segura de prevenir tais enfermidades.
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas para ofertar as vacinas do calendário vacinal de rotina da criança, do adolescente e do adulto entre às 8h e 17h. Apenas as UBSs Centenário, Vila Cristina (temporariamente fechadas) e Sagrada Família (com problemas na câmara que armazena vacinas) não aplicarão vacinas. Todas as demais atenderão normalmente para imunização. Além disso, haverá um ponto de vacinação no shopping Villagio Caxias, este apenas para aplicação da vacina contra gripe.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça que a vacinação do calendário de rotina, incluindo as vacinas contra tétano, hepatite B e febre amarela, estará disponível apenas para a população que não estiver em dia com essas vacinas. Não há recomendação para vacinação indiscriminada de toda a população.
A vacina contra a gripe (Influenza) está liberada para toda a população de seis meses de idade ou mais. A campanha contra a gripe é prevista para ocorrer até 31 de maio.
Confira o serviço:
Mutirão de Vacinação
Sábado 18/05 – das 8h às 17h
Todas UBSs
(exceto Centenário, Sagrada Família e Vila Cristina)
Shopping Villagio Caxias
das 10h às 16h – Apenas vacina contra Influenza (gripe)
Vacinas do calendário de rotina
Vacina da gripe (pessoas a partir de 6 meses de idade)
*Levar documento pessoal e caderneta de vacinação
Devido às enchentes, fique atento se você ou seu filho estão com as seguintes vacinas em dia:
Tétano
– Criança até quatro (4) anos (vacina DTP): deve ter duas doses.
– Adolescente (vacina dT): deve ter três doses no total, incluindo as duas da infância.
– Adulto (vacina dT): deve ter três doses no total, se não vacinado na infância ou adolescência. E um reforço a cada 10 anos.
Hepatite B
– Adolescente: deve ter três doses no total (incluindo a dose da infância).
– Adulto: deve ter três doses no total (incluindo doses da infância e adolescência).
– Gestante: deve ter três doses (se não vacinada anteriormente).
Febre amarela
– Criança: deve ter duas doses.
– Adolescente: dose única (se não vacinado anteriormente).
– Adulto: dose única (se não vacinado anteriormente).