A Secretaria Municipal da Saúde informou que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Regional de Caxias do Sul celebrou um marco histórico: um milhão de chamados via telefone 192 desde a sua criação.
A equipe, na atualidade, é formada por mais de 140 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, telefonistas auxiliares de regulação médica, condutores e agentes administrativos.
Conforme o Diretor Técnico-Administrativo, enfermeiro Durval Júnior de Oliveira, o número representa muito mais do que uma estatística.
Atualmente, o SAMU conta com cinco unidades básicas de atendimento, uma unidade avançada, uma unidade intermediária, duas motolâncias e três veículos destinados ao transporte de baixa complexidade. Apenas em 2025, já foram realizados mais de 15 mil atendimentos.
O alcance do serviço se estende além das fronteiras do município de Caxias, abrangendo a regulação das chamadas de outras localidades como Vacaria, Bom Jesus, São Marcos, Farroupilha, Flores da Cunha, Gramado, Canela e Nova Petrópolis, totalizando uma população de mais de 900 mil habitantes.