A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e o Samu Regional de Caxias do Sul firmaram nesta quarta-feira (18) uma parceria para capacitação de servidores. Com início em março de 2026, o cronograma de atividades se estende até o final do ano. A partir dessa estrutura, o município e o Samu passam a consolidar um modelo próprio de formação, que deve gerar economia estimada em R$ 3 milhões por ano.
O acordo foi definido em reunião entre o secretário da Saúde, Rafael Bueno, e o diretor-geral do Samu, Durval Júnior de Oliveira. Caxias do Sul já dispõe do Decreto nº 21.565, referente ao Núcleo de Educação em Urgências (NEU), organizado como centro de formação, capacitação, habilitação e educação continuada de recursos humanos no atendimento de urgências e emergências.
Entre os cursos oferecidos no programa estão: capacitação em Via Aérea Avançada com ênfase em máscara laríngea, suporte básico de vida, trabalho de parto, imobilização, choque anafilático, telemedicina e protocolos de enfermagem, controle de hemorragias, entre outros. Durval Júnior ressaltou que o modelo integrado proposto pelo NEU permitirá maior alcance e padronização nas formações.
A proposta do Samu deve capacitar cerca de 800 servidores da área da saúde (médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem), 3200 profissionais da educação, além de servidores das áreas de segurança e trânsito. As aulas teóricas serão gravadas e disponibilizadas pela Escola de Gestão Pública (EGP), enquanto a parte prática ocorrerá no auditório do NEPS — parceiro do NEU na organização dos agendamentos, emissão de certificados e suporte logístico.
