O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) prorrogou por mais seis meses a isenção do pagamento das contas de água pelos moradores de Galópolis e Vila Cristina que permanecem fora de suas residências desde as chuvas de maio de 2024. Para receber o benefício é preciso apresentar um termo de interdição emitido pela Defesa Civil, explica o diretor-presidente do Samae, João Uez.
Galópolis e Vila Cristina foram as regiões mais afetadas pela catástrofe, que ao todo ocasionou a morte de sete pessoas em Caxias do Sul. A isenção foi praticada inicialmente por três meses em 2024 (julho, agosto e setembro) e posteriormente prorrogada por mais 10 meses, com autorização da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul (Agesan-RS). Como ainda há famílias desalojadas, o Samae agora a estende até dezembro.
A isenção abrange faturas referentes aos serviços de fornecimento de água e de coleta, afastamento e tratamento de esgoto do Samae. Os usuários do bairro e do distrito acima citados ficam isentos do pagamento dos serviços de desligamentos definitivos de ligações de água e outras solicitações por meio de processo administrativo pelo mesmo período.