A 19ª edição da Operação Verão Seguro foi lançada nesta sexta-feira (12), na sede do 5º Batalhão de Bombeiro Militar (5º BBM). A iniciativa é promovida pelo Sistema Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), em parceria com a Guarda Municipal e com o apoio do 5º BBM e da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram). Além do lançamento, a solenidade também marcou o início da 18ª Operação Rota do Sol.
Em mais uma edição, a ação busca prevenir e coibir a prática de atividades proibidas, como nadar, pescar e caçar nas áreas das represas de Caxias do Sul. Além de evitar afogamentos, a proibição visa à preservação dos mananciais que garantem o abastecimento da população.
Na ocasião, um barco a motor foi entregue à Guarda Municipal para ser utilizado nas ações de fiscalização. Além disso, outros equipamentos, como drones, e o reforço de efetivo farão parte da operação. O diretor-presidente do Samae, João Uez, salienta que, nos últimos anos, nenhuma ocorrência de afogamento nas represas foi registrada, resultado do trabalho desenvolvido pela força-tarefa. Ele ressalta que a expectativa é de que, em mais um ano, os números permaneçam sem registros.
No ano passado, a 18ª edição da ação totalizou 946 abordagens em represas do município. O número representou um aumento de 72,3% em relação à edição anterior, que registrou 549 abordagens. Durante os 104 dias da operação, a Guarda Municipal realizou 5.816 rondas e vistoriou 24 veículos nas áreas monitoradas. Além disso, três apreensões de material de pesca irregular foram efetuadas.
A população que presenciar situações irregulares nas represas pode acionar a GM pelo telefone 153, o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou a Central de Atendimento do Samae pelos números 115 e 0800 772 8600.
