O Samae divulgou estar em alerta devido à previsão de chuvas intensas e acumulados significativos para esta sexta-feira (07) em Caxias do Sul. Como precaução, a comporta da represa São Miguel, localizada no bairro Fátima, está aberta em 5% desde segunda-feira (03) para manter o nível da água abaixo do limite máximo.
A represa São Miguel, junto com as represas São Pedro e São Paulo, forma o Complexo Dal Bó, que abastece 4,6% da população de Caxias do Sul. Na manhã desta quinta-feira (06), o nível da água estava 1m36cm abaixo do vertedouro. Se esse nível se aproximar dos 80 centímetros, a abertura da comporta será aumentada.
O diretor-presidente do Samae, João Uez, garante que não haverão riscos para a comunidade.
Segundo Uez, evita-se um cenário similar ao ocorrido em 02 de maio de 2024, quando foi emitido um alerta de risco de transbordamento da represa São Miguel devido à forte chuva. Naquele momento, a comporta foi completamente aberta. Análises realizadas após a enchente mostraram que a operação do complexo é segura, uma vez que não houve danos na estrutura.
Todas as represas de Caxias do Sul possuem um Plano de Segurança de Barragens, e o monitoramento é realizado constantemente pelas equipes técnicas para prevenir transbordamentos.



