Durante o período de Carnaval, o governo do Rio Grande do Sul reforça campanha estadual “Não Maquie, Denuncie” com o objetivo de ampliar a prevenção à violência contra mulheres e incentivar denúncias. Lançada no final de 2025, a iniciativa reúne entidades de atendimento à mulher, movimentos sociais e organizações da sociedade civil, reforçando o compromisso do Estado com políticas de proteção e enfrentamento à violência de gênero.
Até o dia 22 de fevereiro, a campanha será veiculada em televisão aberta, mais de 350 emissoras de rádio, cinemas e redes sociais, como Instagram, Facebook, YouTube e TikTok, incluindo conteúdos de influenciadores digitais. Nos municípios do interior, a divulgação ocorrerá por meio de painéis e telas eletrônicas em locais de grande circulação.
Para a secretária da Mulher, Fábia Richter, os dados sobre violência doméstica mostram que apenas a estrutura policial não é suficiente para enfrentar o problema.
De acordo com a secretária, o reforço da campanha no Carnaval busca mobilizar a sociedade para prevenir agressões e proteger vidas, destacando a importância de estar atento, acolher e denunciar situações de violência. A campanha usa a metáfora da maquiagem para chamar atenção à violência de gênero, cujo extremo é o feminicídio, e alerta que o silêncio contribui para a continuidade dos crimes.
Em caso de emergência, a população deve acionar a Brigada Militar pelo 190. Para denúncias anônimas, o contato é o 181, enquanto mulheres podem buscar orientação no serviço Escuta Lilás, pelo 0800 541 0803.
