O número de roubos e o número de furtos de celulares de janeiro a julho de 2025 em Caxias do Sul tiveram queda em relação ao mesmo período de 2024, conforme afirmou o comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (12ºBPM), Tenente Coronel Márcio Fernandes, em entrevista à reportagem da Rádio Caxias.
No tocante ao número de furtos, (que é o ato de subtrair, sem violência ou grave ameaça, um bem móvel pertencente a outra pessoa com o objetivo de tê-lo para si ou para outrem), nos primeiros sete meses de 2024, foram registrados 297. Em 2025, foram 249, uma queda de 16%.
Quanto aos roubos (crime contra o patrimônio que consiste na subtração de coisa móvel alheia, utilizando-se de violência ou grave ameaça contra a vítima), foram 241 ocorrências registradas de janeiro a julho do ano passado, enquanto nesse mesmo período de 2025, foram cerca de 140 registros, uma diminuição de cerca de 41%.
Conforme o Tenente Coronel Márcio Fernandes, essa redução no número de furtos e roubos de celulares se deve ao “tripé dos três Is” da Brigada Militar: investimento, integração e inteligência.
Segundo dados sobre furtos e roubos de celulares de 2024, que estão no Anuário Brasileiro da Segurança Pública de 2025, o Rio Grande do Sul tem a menor taxa de roubo de celulares do Brasil e a segunda menor de furto. Caxias do Sul foi uma das 10 cidades gaúchas a ter maior número de redução, junto de Porto Alegre, Gravataí, Novo Hamburgo, Canoas, Pelotas, São Leopoldo, Alvorada, Santa Maria e Cachoeirinha.