Promovida pelo quarto ano consecutivo, a campanha da Sociedade de Oftalmologia do Rio Grande do Sul (SORIGS), em parceria com entidades oftalmológicas de todo o país, segue até o dia 12 de outubro. A iniciativa busca conscientizar e chamar a atenção para a importância da realização de exames oftalmológicos em crianças de zero a cinco anos, com o objetivo de prevenir doenças oculares como o retinoblastoma.
O retinoblastoma é o tumor intraocular maligno mais comum na infância. Ele tem origem nas células da retina, revestimento interno do olho sensível à luz. A maioria dos casos é diagnosticada antes dos 5 anos de idade, principalmente entre 1 e 3 anos. A campanha “De olho nos olhinhos” surgiu após o diagnóstico da filha do apresentador Tiago Leifert e da jornalista Daiana Garbin, Lua, aos 11 meses.
Neste ano, a campanha apresenta duas frentes, a conscientização da população e a realização de dias especiais de atendimento, com 90 eventos distribuídos em todos os estados do Brasil. O médico oftalmologista especialista em tumores do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e coordenador da campanha pela SORIGS no Estado, Ramiro Borges Rodrigues, destaca que a expectativa é alcançar cerca de 150 milhões de pessoas em todo o país.
O médico alerta para que os pais fiquem atentos aos primeiros sintomas da doença. O reflexo pupilar branco, conhecido como “olho de gato”, é o sinal mais comum do retinoblastoma. Estrabismo, diminuição da visão, movimentos irregulares ou tremores nos olhos, dor ocular, vermelhidão da parte branca do olho e diferença de cor entre as íris também podem ser indicativos da doença. Rodrigues ressalta a importância do acompanhamento com oftalmologista a partir dos seis meses de idade.
Conforme dados do Ministério da Saúde, o Brasil registra anualmente cerca de 400 novos casos de retinoblastoma. Desses, aproximadamente 50% são diagnosticados tardiamente, o que reduz as chances de cura.