Essa terça-feira (20), marca um momento histórico para o Rio Grande do Sul. O estado celebra, hoje, os 150 anos da chegada dos primeiros imigrantes italianos, que desembarcaram em 1875, na região que hoje é conhecida como Nova Milano, em Farroupilha. De lá pra cá, foram cerca de 84 mil italianos que chegaram ao Estado até 1914, influenciando diretamente a economia, os costumes e a cultura local — especialmente na Serra Gaúcha.
Ao longo de todo o ano de 2025, uma programação especial vai lembrar esse legado. Um decreto estadual instituiu uma Comissão Oficial para organizar as celebrações, que contam com o apoio de secretarias de Estado e diversas instituições. Subcomissões também atuam diretamente nos municípios, e um site oficial já está no ar com a agenda completa dos eventos. Entre os destaques desta terça-feira, estão as festividades em Gaurama, Casca, Bento Gonçalves, Porto Alegre, Antônio Prado e Farroupilha — berço da imigração italiana no RS, onde ocorre um jantar comemorativo.
A Rádio Caxias marcou presença, logo cedo, com a transmissão do Jornal da Caxias direto do Monumento ao Imigrante. A construção histórica, inaugurada em 1954, homenageia todas as etnias que ajudaram a construir a cidade e o país. Em entrevista ao vivo, o prefeito Adiló Didomenicoressaltou que a imigração italiana foi decisiva para moldar a identidade e o espírito trabalhador da cidade. Para ele, os 150 anos são mais do que uma data, são um lembrete da importância do acolhimento e do esforço coletivo.
Mais que uma celebração, o ano de 2025 promete ser uma grande homenagem à força, à cultura e à história dos imigrantes italianos no Rio Grande do Sul. E a programação do dia segue intensa, às 14h, em Porto Alegre, tem o Grande Expediente Especial em Homenagem aos 150 Anos da Imigração Italiana. Conforme o presidente da Casa, Pepe Vargas, o momento serve para homenagear o legado deixado pelos imigrantes italianos e de outras culturas que forjaram a construção do Estado, inclusive, no desenvolvimento social e econômico.
Essas comemorações também têm como objetivo reforçar o espírito de união e fraternidade que caracteriza o povo gaúcho, com o orgulho de sua diversidade cultural e o compromisso com o progresso social e econômico. Portanto, ainda, nesta terça-feira (20), está previsto para acontecer, às 19h, o tradicional Filó italiano que será realizado em Casca; às 20h, Bento Gonçalves recebe o Projeto Raízes, na Praça das Rosas; e ocorre, ainda, a abertura oficial da exposição “Pilares do Novo Começo”, em Antônio Prado, que segue até maio de 2026. Ou seja, o ano de 2025 será uma verdadeira festa para os gaúchos e para todos que se identificam com a rica história da imigração italiana.
PROGRAMAÇÃO 20 DE MAIO NO ESTADO PELOS 150 ANOS DA IMIGRAÇÃO ITALIANA NO RS
1. Festividades alusivas aos 150 anos da Imigração Italiana no RS. Local: Cineteatro Cecília Zago Burin, localizado na Praça Antônio Burin, Gaurama/RS.
2. Filó em comemoração aos 150 anos da Imigração Italiana. Local: Salão da Comunidade de Nossa Senhora Aparecida, Vila São Luiz, Casca/RS. Data: 20/05/2025 às 19h.
3. Grande Expediente Especial em Homenagem aos 150 Anos da Imigração Italiana, às 14h, nesta terça-feira (20). Local: Praça Mal. Deodoro, 101, Centro Histórico, Porto Alegre/RS.
4. Immigrazione 360º: Seminário Internacional e Mostra Imersiva. Locais do Seminário: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Teatro do Prédio 40 e Auditório do Prédio 9 (Av. Ipiranga, 6681 – Partenon, Porto Alegre – RS, 90619-900). Locais da Mostra: Multiverso Embarcadero e Museu do Imigrante de Bento Gonçalves/RS.
5. Jantar de comemoração dos 150 anos no Berço da Imigração Italiana no RS. Local: Av. Mons Albino Agazzi, 445, Nova Milano, Farroupilha/RS.
6. Pilares do Novo Começo – 150 anos da Imigração Italiana do Rio Grande do Sul. Local: Museu Municipal de Antônio Prado/Casa da Neni – Rua Luiza Bocchese, 34, Centro, Antônio Prado/RS. De 20 de maio de 2025 a 20 de maio de 2026 – diariamente, das 8h às 11h30 e das 13h15 às 17h.
7. Projeto Raízes. Data: 20/05/2025 às 20h00min. Local: Praça das Rosas – Igreja Cristo Rei, Bento Gonçalves/RS.