A revitalização do acesso ao bairro Planalto, em Caxias do Sul, que impacta o trânsito de motoristas que circulam pela BR-116 e, anteriormente, tinha previsão de ser concluída neste mês de março, sofreu nova alteração no cronograma e agora tem previsão de entrega para o mês de maio. A informação foi detalhada pelo diretor de Operações da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), Ângelo Barcarolo, em vídeo publicado na terça-feira (24), nas redes sociais.
Conforme o diretor, o cronograma das obras atingiu 90% de conclusão e a entrega deverá ocorrer em até 60 dias. Ainda de acordo com Barcarolo, entre as etapas restantes, nesta quinta-feira (26), as equipes devem iniciar as contenções da via; em cerca de 15 dias, deve ocorrer a remoção dos postes de energia elétrica no local; e, posteriormente, deverá ser realizada a instalação de guard-rails. Ele destaca que, após a conclusão dessas etapas, o Executivo fará a entrega oficial da obra à comunidade.
A Codeca assumiu a obra na primeira quinzena de setembro de 2025, após a Prefeitura rescindir os acordos com duas empresas que haviam iniciado os trabalhos, mas executaram apenas parte da drenagem e da pavimentação. A companhia tinha prazo inicial para entrega em quatro mês que seria finalizado no mês de janeiro, entretanto, segundo a companhia, diante das condições encontradas no local, o cronograma precisou ser alterado, passando para o mês de março.
O investimento total das obras é de R$ 4,5 milhões obtidos por meio de empréstimo junto à Corporação Andina de Fomento (CAF). Entre os serviços realizados no local está intervenções de terraplanagem, execução de passeios, meios-fios e rampas, fresagem de asfalto, redes de drenagem e esgoto, além de sinalização.
