O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs) apresentou nesta quinta-feira (03) resultados do programa desenvolvido com 14 micros e pequenas empresas associadas à entidade para a implementação de projetos ESG nas companhias. A oportunidade de executar o projeto surgiu a partir do edital do Procompi, programa voltado para impulsionar negócios de pequeno porte.
A partir disso, em parceria com o Sebrae, Fiergs e outros incentivadores as marcas interessadas passaram por vistoria, mentorias e execução de ações para práticas mais sustentáveis nas empresas. Durante a execução dos projetos as marcas participantes podiam optar pelo desenvolvimento de um dos pilares de ESG: Ambiental, Social ou Governança, na tradução do inglês.
A diretora executiva do Simecs, Daiane Catuzzo, destaca que o projeto também foi uma oportunidade de apresentar o conceito e desmistificar de que seria complicada a implantação. Ela reflete que a experiência de ter um olhar externo do próprio negócio já abre novas janelas para mudanças.
Ela complementa que em alguns meses de mentorias e algumas mudanças nas empresas resultados já puderam ser sentidos na rotina de trabalho e nas contas de alguns dos negócios.
Na oportunidade foram apresentados cases e depoimentos para compartilhamento de experiências e conhecimento entre os participantes, proporcionando networking e fortalecendo conexões.