A restauração da locomotiva instalada no Largo da Estação Férrea, em Caxias do Sul, vinda da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), de Canoas, segue em tratativas pela Secretaria de Planejamento e Parcerias Estratégicas. Conforme confirmado à reportagem da Rádio Caxias nesta terça-feira (23) pelo secretário adjunto Antônio Feldmann, até o momento quatro empresas, três de Caxias do Sul e uma de Farroupilha receberam o convite da pasta e estão em conversas sobre o projeto.
Segundo Feldmann, a busca por parcerias visa reduzir os custos da restauração, cujo valor ainda não foi definido. Ele destaca que o trabalho poderá ser iniciado ainda este ano, dependendo da consolidação da parceria público-privada, que deve ser concluída em 2026. O processo tem previsão de duração entre seis meses e um ano, podendo ser realizado no próprio local onde a locomotiva está instalada.
Recentemente, uma visita técnica foi realizada pela secretaria ao Museu Ferroviário de Tubarão, em Santa Catarina, com o objetivo de buscar referências de locomotivas restauradas. Segundo Feldmann, o Museu indicou um profissional ex-ferroviário e restaurador, que fará parte da equipe e acompanhará diretamente a etapa de restauração. Ele acrescenta que, futuramente, a ideia é firmar um termo de cooperação com o Museu e com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (OSCIP), de modo que objetos sensoriais sejam instalados na locomotiva, proporcionando uma experiência lúdica.
A restauração deve ser iniciada após a conclusão das obras de revitalização da Estação Férrea, que incluem intervenções nas calçadas, arquibancadas, na caixa-d’água e no terminal graneleiro, além de melhorias na iluminação geral e na fonte luminosa. Conforme confirmado pelo secretário, a entrega das obras está prevista para 18 de novembro, de forma que a locomotiva deverá complementar o espaço.
Fabricada em 1921, a locomotiva foi doada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) à Ulbra, onde permaneceu armazenada por cerca de 20 anos. O equipamento possui forte simbolismo regional, pois percorreu o antigo trajeto ferroviário que ligava Caxias do Sul a Farroupilha, Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa e Montenegro.