As Esmeraldas estão próximas da estreia na Série A1 do Campeonato Brasileiro Feminino. O Juventude enfrenta o Botafogo, sábado(14), no Nilton Santos. A partida estava marcada para às 16h, mas teve o horário alterado para às 21h. O jogo abre o calendário das gurias alviverdes para este ano de 2026.
O time do Juventude teve um período de pré-temporada visando os compromissos da temporada. O técnico das Esmeraldas, Luciano Brandalise, avalia de maneira positiva a preparação. ” Fizemos uma boa pré-temporada, conseguimos trazer atletas interessantes. Tivemos um jogo treino, as gurias entenderam bem o espírito do Juventude, então acredito que a gente está bem preparado para começar essa batalha que é a Série A1 do Brasileiro Feminino.”
O Juventude vai para a segunda participação consecutiva na elite do futebol brasileiro feminino e o elenco passou por uma reformulação. Luciano Brandalise comenta sobre a experiência do ano passado e as mudanças no grupo de jogadoras. ” A experiência fica para nós, fica também para as atletas que participaram do campeonato do ano passado, mas a gente conversa muito entre nós, os dirigentes e as comissões do feminino e as renovações no elenco são uma tendência dentro do futebol feminino pela escassez de atletas”, afirma o treinador.
“As gurias que se destacam em times emergentes como o juventude, têm propostas de três, quatro vezes superiores ao que a gente paga, então elas não têm como recusar. Nós temos que ter um banco de dados grande para suprir essas necessidades. Agora, nós tivemos treze atletas novas chegando e duas chegam essa semana também para fechar o grupo. São meninas que a gente vem monitorando há algum tempo nesses times maiores que jogam torneios sub-20, onde as meninas têm pouca minutagem e elas estão dando uma boa resposta nos treinos”, complementa Luciano Brandalise.
