A Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) encaminhou na terça-feira (9) ao Conselho Universitário (Consun) o projeto de implantação do campus na Serra Gaúcha, em Caxias do Sul. O processo reúne estudos de viabilidade e relatórios técnicos, além de conter ofícios do Ministério da Educação que formalizam a solicitação de criação do campus e que garantem as condições para instalação.
A reitora da UFRGS, Márcia Barbosa, explica que há um ano uma comissão foi criada para análise de mercado. Diante disso, foi construído um projeto que analisa o impacto da universidade e também da região em um futuro de desenvolvimento, pesquisa, ensino e extensão da própria Universidade.
Ela acrescenta que a partir da entrega, o projeto será avaliado por comissões que irá encaminhar para o Conselho, para que este divulgue a decisão final sobre a viabilidade do projeto. O estudo traz um demonstrativo da importância de trazer vagas federais para a Serra e para a Universidade de ter a colaboração com os entes da região.
Nesse contexto, a reitora também ressalta que a manifestação da comunidade é muito importante para mostrar que o povo está favorável ao projeto e há o apoio de diferentes organizações. Ela também relata a expectativa com a aprovação do projeto.
A reitora informa o e-mail [email protected] para recebimento do material de apoio. O resultado de análise do projeto deve ser divulgado entre 10 e 17 de outubro.
1 comentário
Quarenta anos de atraso. Falta de projeto, visão e conhecimento . E até respeito com a população da serra.