A reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) projeta para março e abril do ano que vem o início de pelo menos um curso no campus da Serra, que teve a implantação aprovada pelo conselho na última sexta-feira (31).
Em entrevista ao Jornal da Caxias, Márcia Barbosa informou que os próximos passos serão a garantia de transferência de recursos do Governo Federal, na casa de R$ 60 milhões, aos quais R$ 50 milhões serão destinados para a compra da área e o restante para equipar a futura estrutura. Nesse sentido, pontuou a necessidade de avaliação da Caixa Econômica Federal para aquisição do local.
Já em paralelo, explicou que está avançando nos processos dos cursos e que nas próximas semanas dois devem ser encaminhados para o Conselho Universitário. Os processos seletivos para o primeiro ingresso dos estudantes e para seleção dos colaboradores também já estão sendo planejados.
Márcia virá a Caxias no próximo dia 17 para visitar espaços na busca pela futura sede. Na data ela já espera contar com os recursos do Governo Federal. Antes o favorito para sediar o campus Serra, o Campus 8 foi descartado por demandar grande esforço para recuperação do espaço.
Por fim, ela apontou a necessidade de complemento de verba, principalmente para estruturação dos laboratórios de engenharia e do restaurante universitário.
O plano prevê a oferta inicial de oito cursos de graduação nas áreas de Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia Agrícola, Engenharia de Materiais e Manufatura, Ciência de Dados, Administração, Pedagogia, Psicologia e Licenciatura em Teatro.





