A manhã desta quarta-feira (11), foi marcada pela retomada de parte dos estudantes da rede privada de ensino em Caxias do Sul, entretanto, o ano letivo de 2026 terá o início oficial somente no dia 18 de fevereiro, quando todas as escolas retornam as atividades. Atualmente, conforme dados do último Censo da Educação Básica, Caxias do Sul possui cerca de 20.694 alunos matriculados em escolas particulares, incluindo estudantes da pré-escola.
De acordo com o levantamento realizado pelo Sindicato do Ensino Privado do RS (SINEPE/RS), responsável por 14 escolas privadas no município, as instituições possuem autonomia para definir o cronograma escolar, desde que seja cumprido os 200 dias letivos que são estabelecidos pela legislação. Em entrevista à Rádio Caxias, o presidente do sindicato, Oswaldo Dalpiaz, salienta que no ano de 2025 a expectativa era de um aumento nas matrículas de 3%, números que ainda não foram levantados e podem variar de acordo com cada escola, já diante do reajuste para 2026, Dalpiaz salienta que o reajuste é de 8 a 10% em todas as escolas particulares do Rio Grande do Sul, ele salienta que o reajuste é calculado sob demais custos que não impactam diretamente na folha das instituições.
O presidente destaca que as instituições trabalham para estarem preparadas diante das mudanças e desafios como a inclusão, o uso da inteligência artificial e inclusive diante das as questões emocionais dos alunos.
Atualmente, a rede privada do Estado conta com cerca de 459 mil alunos matriculados na Educação Básica e mais de 38 mil professores, conforme os dados mais recentes do Censo da Educação Básica do Ministério da Educação (MEC). O encerramento do ano letivo da rede está previsto para ocorrer no dia 11 de dezembro de 2026 as instituições que cumprirem o mínimo de 200 dias letivos.
