A Prefeitura de Caxias do Sul informa que foi publicado no final de agosto, no Diário Oficial da União, o extrato do termo aditivo, formalizando a segunda prorrogação do convênio entre o Município e o governo Federal para a construção do Aeroporto da Serra Gaúcha, em Vila Oliva.
Com isso, ficam garantidos os recursos do Fundo Nacional da Aviação Civil de cerca de R$ 200 milhões para a obra até 14 de junho de 2029. A Prefeitura solicitou a prorrogação do prazo para a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) do Ministério de Portos e Aeroportos, em razão do cronograma da construção, que tem previsão de entrega em abril de 2029.
O secretário de Planejamento e Parcerias Estratégicas, Marcus Vinicius Caberlon, explica que os recursos estão dentro do orçamento da SAC e inclusos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), estando à disposição para quando o Município iniciar a obra.
O secretário estima para breve o início das discussões sobre as licitações para começo das obras. Ele lembra a necessidade de cumprir trâmites burocráticos e projeta ainda para este ano a publicação de editais. Ressalta ainda a importância do novo aeroporto para a região e o classifica como o segundo mais importante do Estado.
Na terça-feira (09), o secretário de Planejamento e a equipe técnica da Seplan participaram de reunião online com a equipe técnica da SAC. Segundo Caberlon, foram solicitados alguns esclarecimentos sobre a pavimentação da pista do aeródromo. Para estes esclarecimentos, ficou pré-agendado um encontro presencial para a próxima semana em Brasília.