Prestes a chegar, o mês de fevereiro vem com o aumento de mais impostos para o ano de 2025. A próxima alteração está vinculada ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis. Um reajuste de 7,1% na tributação da gasolina e do etanol e de 53% sobre o diesel e o biodiesel passa a ser somado a partir do próximo mês. Os valores já vão sofrer alterações a partir do próximo dia 1°.
Esse aumento deve representar cerca de R$0,10 no litro da gasolina e cerca de R$0,06 no diesel. O valor já estava previsto desde o final de 2024, quando as Secretarias da Fazenda dos estados, em conjunto com o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) aprovaram as alterações nas alíquotas.
O diretor comercial dos postos Gambino, Jonatas Conti, explica que esses valores precisam ser repassados para o mercado, afinal os postos não tem como arcar com o custo total. Ele detalha ainda que é importante entender que o valor se refere a impostos e não é repassado pela Petrobras. Entretanto, aumentos vindos da estatal ao longo do ano não são descartados, principalmente, diante do cenário do mercado externo.
Em 2024, a Petrobras manteve os preços do diesel estáveis durante todo o ano, enquanto a gasolina teve um reajuste feito em julho. Um relatório da Associação Brasileira de Importadores de Combustíveis (Abicom) aponta que os valores dos combustíveis no Brasil atualmente estão inferiores aos da mercado internacional.