A Prefeitura de Caxias do Sul encaminhou para a Câmara de Vereadores um Projeto de Lei para o aumento de valor do auxílio-alimentação de servidores municipais que atuam no poder Executivo. Atualmente, o valor pago é de R$ 854,70 e deve passar para R$ 949,52, caso seja aprovado. A ideia é que o valor passe a ser o mesmo oferecido aos servidores do Legislativo.
O aumento do beneficio é de aproximadamente 11,09% e a proposta é que passe a ser aplicado a partir do dia 1º de abril de 2026. A secretária de Administração, Tecnologia e Inovação de Caxias, Grégora Fortuna dos Passos, destaca que a mudança do vale-alimentação era uma das negociações da administração.
Já foram aprovados nesta semana outros três projetos visando as condições salariais de servidores públicos pelos parlamentares. Entre eles, o ganho real de 2%, sendo 1,5% a ser pago na folha de pagamento de setembro de 2025 e 0,5% a ser pago na folha de pagamento de abril de 2026. Além disso, a equiparação de padrões salariais e cargos da Administração Direta e autarquias da lei 409/2012 e o pagamento da cota patronal do plano de saúde de Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) e Agentes de Combate às Endemias (ACE’s) em casos de afastamentos superiores há 15 dias também foram aprovados.
Conforme o Executivo, outros pedidos estão em desenvolvimento em conjunto com os servidores e o Sindicato dos Servidores Municipais (Sindiserv).